CRM/MS participa de palestra sobre Neuropsicocirurgia
Seg, 09 de Abril de 2018 08:48

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), Celso Rafael Gonçalves Codorniz, e conselheiro Juberty Antonio de Souza participaram na noite desta quinta feira (06), da palestra “Neurocirurgia funcional para o tratamento de doenças mentais”.

O evento promovido pela Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul trouxe a Campo Grande o médico renomado em todo Brasil e conselheiro federal do CFM, Salomão Rodrigues Filho.

Em sua palestra Salomão mostrou o histórico da neuropsicocirurgia e os avanços que o procedimento alcançou durante os anos e ressaltou, “a neuropsicocirurgia pode ser extraordinariamente benéfica aos pacientes que não respondem ao tratamento convencional, no entanto essa área sofre com o estigma e controvérsias e isso é um grande prejuízo para sociedade que deixam de se beneficiar de tecnologias e técnicas sofisticadas existentes ”. Frisando ainda que a psiquiatria é a única área da medicina que enfrenta muitas contestações de diversas áreas: a religião, o Direito, a Psicologia, entre outras.

Segundo o presidente do CRM/MS, Celso Codorniz, a palestra foi brilhante, “foi uma honra ser convidado para um evento tão rico de conhecimento, a explanação do professor Salomão foi um aprendizado enorme e que nos deixa muito otimista em saber que há linhas de pesquisas e procedimentos de ponta nesta área”.

Juberty Antônio de Souza falou sobre a importância do palestrante na batalha pela boa medicina. “Salomão vem lutando por melhorias tanto na medicina como um todo dentro do CFM, quanto pela Psiquiatria a frente da Câmara Técnica e tem tido um papel fundamental nas regulamentações com o foco sempre no paciente”.

João Bosco Wanderley, organizador da palestra e presidente da Academia de Medicina de MS, explicou que o evento teve como objetivo promover a memória da psiquiatria, além de mostrar inovações e proporcionar atividades cientificas para os médicos do Estado.

O evento foi realizado no auditório da Federação das Unimed’s.

Veja fotos do evento

Ariadne Carvalho - Abaetê Comunicação