O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu em sua sede José Jozefran Berto Freire, presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM). O encontro aconteceu na sede do CFM, em Brasília (DF), na terça-feira (23).
Em conversa com o presidente da autarquia, José Hiran Gallo, o representante da ABMLP discutiu questões relacionadas ao ensino da medicina legal e da perícia médica nos cursos de graduação em medicina. Além dos dois presidentes, também acompanharam a audiência, que ocorreu de forma híbrida (presencial e on-line), outras lideranças do movimento médico.
Dentre elas, estavam Rosylane Rocha (2ª vice-presidente do CFM), José Albertino Souza (corregedor do CFM) e conselheiro federal Alcindo Cerci Neto, um dos representantes dos médicos do Paraná na autarquia.
Autonomia – Na mesma data, o presidente José Hiran Gallo também recebeu em seu gabinete o médico neurologista Rodrigo Adry para tratar de assuntos relacionados à defesa do ato médico e da autonomia dos profissionais.
Desse encontro, também participaram Rosylane Rocha (2ª vice-presidente do CFM) e o conselheiro Salomão Rodrigues, alpem dos médicos Fransber Rodrigues (membro da Câmara Técnica de Urologia do CFM) e Juracy Barbosa e José Ramalho.
Bioética – Em julho, alguns dos principais nomes da bioética no mundo estarão em Brasília para a 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde. O evento acontecerá de 24 a 26 de julho de 2024 e será sediado pelo CFM. Na organização da Conferência, a autarquia junta-se à Cátedra Internacional de Bioética e à Associação Médica Mundial (WMA).
Será a primeira vez que a Conferência acontecerá no continente americano. Para participar deste debate científico, é necessário fazer uma inscrição prévia. As vagas são limitadas! Mais detalhes estão disponíveis no site oficial do evento: