segpaciente cardwebinar As ações necessárias para garantir a segurança do paciente em momentos de crise será o tema de mais um seminário virtual realizado pelo Conselho Federal de Medicina (ICFM). O encontro on-line será promovido pela Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho em 3 de setembro, através do canal da autarquia no YouTube.

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica, Raphael Câmara Medeiros Parente, o objetivo do evento será colaborar para o aperfeiçoamento e proteção da atenção médica. “O webinar discutirá ações que visem minimizar riscos e danos ao paciente, contribuindo assim para a melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde”, detalha o conselheiro, representante do Rio de janeiro no CFM.

Sobre as condutas que visam a segurança do paciente, o 1º vice-presidente do CFM, Donizetti Dimer Giamberardino, destaca que a preocupação está estabelecida em nosso país como norma sanitária desde 2013, “por representar melhoria no cuidado e da busca contínua pela qualidade da atenção”, aponta. O diretor também destaca a importância do encontro: “neste momento de pandemia, quando ocorre saturação da capacidade instalada da rede assistencial, as ações de segurança representam relevante papel para evitar ou minimizar os riscos inerentes a linha de cuidados do paciente”, ressalta Donizetti.

Debatedores – A conferência será moderada por Helídea Lima, mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL) e membro da Câmara Técnica do CFM, além de diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz. O webinar contará com apresentações de Nacime Salomão Mansur, superintendente das instituições afiliadas à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM); e de Leandro Reis Tavares, vice-presidente Serviços Médicos das Rede D´Or São Luiz.

O seminário on-line será transmitido pelo canal do CFM no YouTube, em 3 de setembro, a partir das 17:30. Para assistir as discussões, acesse www.youtube.com/user/cfmedicina. Após a transmissão ao vivo, o vídeo permanecerá disponível no canal