A Máfia das Próteses e condutas contrárias aos preceitos éticos será o tema do VII Fórum Nacional de Cooperativismo Médico, previsto para o dia 8 de outubro, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). O evento será realizado durante todo o dia e está com inscrições abertas.

Um painel sobre o papel do legislativo federal no setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) abrirá o encontro, às 9:00. O debate contará com palestra do diretor presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, e na sequência será realizada uma mesa redonda, que deverá contar com participação dos senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Romero Jucá (PMDB/RR), além dos deputados federais Geraldo Resende Pereira (PMDB/MS) e Fábio Cruz Mitidieri (PSD/SE).

A mesa discutirá pontos como o Projeto de Lei do Senado nº 17/2015, que define normas de regulação para o mercado de órteses, próteses e materiais especiais – de autoria da senadora Ana Amélia – e um resumo da CPI da Máfia das Órteses e Próteses no Brasil, instalada na Câmara dos Deputados.

No período da tarde, o fórum contará com dois painéis. O primeiro analisará a questão dos custos assistenciais versus honorários médicos, que deverá ser aberto com palestra do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip. A palestra será seguida de mesa redonda e debate, com a participação dos presidentes do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino de Araújo Cardoso Filho, além de lideranças do cooperativismo médico.

Já o segundo painel tratará sobre o tema normatização e regulamentação da OPME.

Ao final do evento, a Comissão de Cooperativismo Médico do CFM apresentará aos participantes uma carta com as principais reivindicações do setor cooperativista. O documento deverá ser entregue ao ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Confira abaixo a programação preliminar do evento e clique aqui para se inscrever no VII Fórum.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

1. LOCAL: Auditório do Conselho Federal de Medicina – Brasília/DF

Dia 08/10 – Quinta-feira

Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do CFM(5’)