O pagamento da integral da tabela que rege a Classificação Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM, aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, será paga integralmente até dezembro deste ano pela Unimed Campo Grande, de acordo com o presidente da cooperativa, Justiniano Vavas. Atualmente a Unimed paga aos médicos valores cerca de 3% menores do que os indicados pela tabela. “Somos o único plano que paga consultas e honorários com valores quase integrais. A aceitação da tabela respeita o médico e o próprio Conselho Federal de Medicina que aprovou a classificação”. Manifestações dos médicos para aumentar os valores defasados que estavam sendo aplicados há aproximadamente 10 anos sem reajuste começaram no início do ano. Até agora a maioria dos planos de saúde se limitou a pagar os valores da tabela com 20% de deságio que é o máximo permitido. Pela Classificação Brasileira de Procedimentos Médicos, o valor da consulta ficaria em torno de R$ 42. Atualmente, as seguradoras pagam em média R$ 33. Os médicos também querem a incorporação de novos procedimentos que não são cobertos pelas seguradoras, que segundo Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), nos últimos sete anos, foram reajustadas em 248%.