Com o tema “Uma sociedade para todas as idades”, a publicação aborda a transição estrutural no processo demográfico mundial, que representa o envelhecimento populacional no Brasil e no mundo, e as implicações desse fenômeno sobre as demandas assistenciais dos idosos. A reportagem traz um debate sobre esse fenômeno extraordinário com consequências para cada comunidade, cada instituição, cada família e cada pessoa, jovem ou velha.
A comunicação de más notícias; a chamada medicina narrativa como um caminho para a empatia, reflexão, profissionalismo e confiança; os impactos da judicialização da saúde sobre a sociedade e o trabalho médico; e as perspectivas da reforma psiquiátrica também são temas de destaque, além de matérias sobre arte (seção fotográfica, cinema, livros, teatro).
Há várias formas de acesso à publicação. O CFM disponibiliza seu conteúdo digital no Twitter (twitter.com/Medicina_CFM), em plataformas de leitura on-line (www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index3) e em formato adaptado para os sistemas operacionais Android e IOS (veja abaixo).
Para receber a versão impressa, o leitor deve escrever para imprensa@portalmedico.org.br manifestando o interesse e colocando o endereço para entrega.
Revista no smartphone
A revista de humanidades médicas “Medicina CFM” pode ser “folheada” em ambiente totalmente digital, na tela do smartphone ou tablet. Veja como fazer:
•Para baixar o aplicativo, digite a palavra-chave “Conselho Federal de Medicina” no campo de pesquisa do Google Play ou da Apple Store.
•O aplicativo aparecerá listado (geralmente em primeiro lugar).
•Selecione o aplicativo para conhecer detalhes como a descrição, as avaliações, o tamanho etc. Selecione “Grátis / Instalar” (Apple Store) ou “Instalar” (Google Play) para instalar.
•Após a instalação, aparecerá um ícone na tela do smartphone ou tablet.
•Clique nele para ter acesso às publicações do CFM, incluindo a revista. Ao baixar a edição desejada, ela continuará disponível para leitura off-line.