Nathália Siqueira O ministro José Gomes Temporão admitiu já ter um rascunho de programa para interiorização do médico. Em reunião nesta quarta-feira (12) com as entidades médicas nacionais (Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos), Temporão disse que o Ministério já pensa em um programa com plano de carreira, remuneração diferenciada e dignidade profissional. “Sabemos que somente salários não seguram médicos e outros profissionais no interior. Estamos trabalhando em uma solução”, ressaltou o ministro. O presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, defendeu que se não tiver um mecanismo que estimule a ida dos médicos para o interior, esses profissionais continuarão nas capitais. Edson criticou a iniciativa de instalar novas escolas médicas no interior a fim de melhorar o atendimento. “Não vai ser uma faculdade que vai prender o médico ou qualquer profissional no interior. O profissional precisa progredir, precisa de um estímulo. Precisamos de um plano de cargos e uma condição digna de trabalho”, ressaltou o presidente. Tem sido constante a afirmação de que os médicos brasileiros não querem atuar no interior do país. Segundo os médicos, esta alegação vem sendo utilizada por governantes com vistas a legitimar a contratação de médicos estrangeiros para suprir as lacunas existentes no atendimento médico. O ministro também anunciou que já estuda uma solução para a convalidação de diplomas estrangeiros através de exame nacional. Projeto Diretrizes e dengue O ministro Temporão pediu o apoio das entidades no Plano Nacional de Combate à Dengue 2008/2009, que inclui, entre suas ações, uma auto-avaliação de médicos. O presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, colocou a disposição às entidades para o trabalho e pediu também para que o Ministério entre em parceria em um projeto similar, o Projeto diretrizes do CFM e AMB, que objetiva conciliar informações da área médica a fim de padronizar condutas que auxiliem o raciocínio e a tomada de decisão do médico. O ministro prometeu analisar o assunto. Melhor remuneração A pauta dos médicos também foi lembrada durante a reunião. O diretor da Fenam, Waldir Cardoso, cobrou reunião com as entidades para discutir piso salarial, plano de carreira nacional para a categoria e melhores condições de trabalho no SUS. Temporão lembrou que desde quando ele era estudante, a categoria lutava por um piso salarial digno. (fonte: CFM – 13.11.08)