No próximo dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), médicos de Mato Grosso do Sul, se mobilizarão como forma de protesto e advertência aos planos de saúde. O movimento será realizado em todo país e no estado está sendo organizado pelas entidade médicas: Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos, Associação Médica, Academia de Medicina e sociedades de especialidades médicas.

Mato Grosso do Sul não paralisará o atendimento em respeito aos usuários, mas serão entregues informativos aos pacientes com dados que mostram os motivos das reivindicações da categoria, que este ano estão pautadas em quatro itens:

1) Reajuste das consultas e procedimentos tendo como referência a CBHPM em vigor;

2) Nova contratualização e hierarquização dos procedimentos médicos baseadas nas propostas das entidades médicas nacionais já apresentadas à ANS;

3) Fim da intervenção anti-ética dos planos de saúde na autonomia da relação médico-paciente;

4) Readequação da rede credenciada de forma a garantir acesso pleno e digno aos pacientes.

O índice CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), baliza o valor dos reajustes repassados aos profissionais e hoje em dia a tabela se encontra na 7ª, edição. No entanto, muitas operadoras ainda repassam o valor de procedimentos e consultas aos médicos baseados na 4ª edição  menos 10%, ou seja, valores impraticáveis para que seja mantido a manutenção de um consultório com atendimento de qualidade.

Coletiva de Imprensa

Será realizado no dia 7 de abril, às 8h30, na sede do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, coletiva de imprensa para apresentação de dados que mostram os ganhos das operadoras de saúde, o reajuste anual feito aos usuários e os repasses feitos aos profissionais de medicina.

Além das entidades médicas também estarão presentes os representantes das especialidades médicas que vão expor de forma individual as dificuldades de suas especialidades em se trabalhar com planos de saúde.