Osvaldo Júnior Por falta de pagamento, 26 profissionais de enfermagem da Apamin (Associação de Amparo a Maternidade e a Infância de Nioaque), hospital público de Nioaque, paralisaram suas atividades. O hospital tem cerca de 50 trabalhadores, todos sem receber salários por dois meses seguidos. O não-pagamento resultaria da ausência de repasse de verba do Ministério da Saúde, em razão de irregularidades do hospital, que correspondem a uma dívida estimada em R$ 1,5 milhão. Conforme Célio Boscardin, diretor-executivo da Siems (Sindicato de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) e coordenador estadual da mesa de negociações permanentes do SUS (Sistema Único de Saúde), a decisão pela paralisação resulta da irresolução dos problemas. O sindicato se encontrou, no fim da tarde de hoje, com a prefeita Ilca Corral Mendes Domingos para buscar solução alternativa ao pagamento salarial. O sindicato solicitou à prefeitura o envio de valor equivalente aos salários atrasados para o hospital para que este repasse o montante aos trabalhadores. No entanto, em razão de entraves orçamentais, a prefeitura não pôde atender ao pedido. De acordo com Célio, o hospital não recebe verba oriunda do Ministério da Saúde por estar em débito com a União. A dívida, estimada em R$ 1,5 milhão, diz respeito ao não-pagamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), aos fornecedores e da folha de pagamento. “Os trabalhadores do hospital estão com contas atrasadas e vivendo de favores”, disse Boscardin. “E como esse impasse continua, nós decidimos pela paralisação”, completa. Prefeitura A prefeitura da cidade alega que o repasse de montante adicional ao hospital compromete o caixa. Segundo a assessoria da prefeita Ilca, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) determina que o repasse de 15% do orçamento para a saúde. “E o nosso repasse já é de 22%”, acrescenta a assessoria. Além do repasse à saúde com percentual superior ao determinado pela LRF, a prefeitura já destina, por meio de convênio, R$ 21 mil por mês ao Apamin. (fonte: jornal Midiamax News – 02.09.08)