sus osmarobustosOs médicos que participaram em 2018 e 2019 do estudo “Saúde Mental do Médico Brasileiro”, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), vão receber um e-mail convidando-os a participar de uma nova etapa da pesquisa. Além de responderem os questionários anteriormente aplicados, os médicos serão convidados a responder cinco perguntas sobre o possível impacto da Covid-19 na saúde mental de cada um dos participantes da pesquisa.

O CFM esclarece que todas as informações serão tratadas com o máximo sigilo e que a divulgação dos resultados será realizada por meio de estatísticas agregadas, sem qualquer identificação individual. O resultado da pesquisa será útil para que o CFM possa conhecer, diagnosticar e atuar em programas de prevenção da saúde mental dos médicos.

Só poderão participar desta nova fase da pesquisa os médicos que já tinham respondido os primeiros questionários. Ao participar da nova fase, o médico estará dando o consentimento em participar da pesquisa, que pode ser retirado em qualquer momento, sem nenhuma implicação. Caso o médico que receba o e-mail do CFM com o link do questionário tenha alguma dúvida, pode mandar um e-mail para o endereço: pesquisa@portalmedico.org.br