Nos dias 14 e 15 de agosto, o médico poderá acessar a plataforma de votação web pelo computador, notebook, celular ou nas estações disponibilizadas pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). A votação será no mesmo site usado para consultar a situação eleitoral.

Na plataforma, o eleitor deve confirmar sua identidade, o que pode ser feito por certificado digital, certificado em nuvem, biometria facial ou um PIN, a ser enviado por e-mail ou SMS, com duplo fator de autenticação.

“É por isso que os dados cadastrais precisam ser atualizados antes das eleições: para que o sistema comprove a identidade do eleitor”, reforça o 1º secretário do CFM, Hideraldo Cabeça, diretor das áreas de Comunicação e Tecnologia da Informação.

Após a votação, a plataforma emitirá um comprovante contendo os dados de identificação profissional, do CRM e um número de controle de autenticação. Em nenhuma hipótese será informado em qual chapa o eleitor votou.

Concluída essa etapa, o site continuará no ar para que os não votantes possam justificar a ausência, que deverá ser apresentada até o dia 14 de novembro, sob pena de pagamento de multa.

Tanto a abertura como o fechamento das urnas serão transmitidos pela internet, no canal do YouTube do CFM, e todo o processo eleitoral será auditado. A declaração dos candidatos eleitos será feita na noite do dia 15 de agosto.

Débitos – Para votar, os médicos não poderão ter débitos ou restrições administrativas junto ao CRM. Caso haja restrição, o sistema não informará o motivo, e, neste caso, o profissional deve entrar em contato com o seu CRM para resolver a questão até 7 de agosto.

O CFM orienta que os médicos acessem o CRM Virtual ou Portal de Serviços do seu estado ou do Distrito Federal e atualizem seus dados se houver inconsistência.

Para verificar sua situação, é preciso acessar o site www.eleicoescrms.org.br, escolher o seu CRM e “consultar situação eleitoral”, colocando o número da sua inscrição e CPF. A partir daí, saberá se tem restrições administrativas, ou não, que o impeçam de votar.

Saiba mais em www.eleicoescrms.org.br.