O acadêmico Francisco José Barcellos Sampaio tomou posse como presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM). Os presidentes do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SINMED/RJ), Jorge Darze, e da Federação Nacional de Médicos (FENAM), Otto Baptista, prestigiaram o colega durante a solenidade de posse, no Rio de Janeiro, no último dia 14 de julho.

“É uma honra poder presidir a instituição mais antiga do Brasil, que acaba de completar 186 anos e, seguramente, congrega os mais renomados médicos do Brasil. O que esperamos para os próximos dois anos é tornar a Academia mais visível para a sociedade, receber mais e mais estudantes de medicina em nossa casa, e influenciar mais nas políticas de Saúde do País”, disse Sampaio, ocupante da cadeira n° 92.

História ANM

A ANM foi fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829 e mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18 horas, para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Essa reunião faz da Academia a mais antiga e única entidade cultural e científica a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo. A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribui prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros.