cremero3Durante a visita que a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) fez a Porto Velho (RO), para participar da posse do novo presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero),o grupo manteve uma série de encontros institucionais, que contribuíram para estreitar a relação da entidade com outras instituições que também têm preocupação com a luta em defesa dos interesses da medicina e, em especial, da saúde pública. Os encontros aconteceram na quinta-feira (9).

Os diretores do CFM foram recebidos pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Estado, Carlos Roberto Maiorchim, quando falaram sobre a importância da boa relação entre as entidades que têm objetivos comuns. Para o diretor financeiro do CFM, José Hiran da Silva Gallo, que é representante de Rondônia na autarquia, há uma preocupação grande com a qualidade da saúde local e com as condições de trabalho oferecidas aos profissionais.

Carlos Roberto Maiorchim elogiou o trabalho do CFM e colocou o Sindicato à disposição para o fechamento de parcerias em torno do que chamou de “causas importantes”. O presidente do CFM, Carlos Vital, ressaltou as contribuições que o sistema CFM-CRMs, que juntos formam uma autarquia, têm trazido para sociedade. Segundo ele, trata-se de um trabalho que visa a “construção de uma Nação melhor”, moderna e com gestores capacitados para enfrentar os desafios do desenvolvimento.

Direito e Medicina – Na mesma tarde, os diretores do CFM também foram recebidos pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante, que também elogiou a atuação do CFM em prol da formulação de políticas públicas mais eficazes para o País. Ele citou como exemplo a ampla repercussão que os estudos e levantamentos feitos pelo CFM têm alcançado na mídia e junto aos formadores de opinião.

Na conversa com os representantes da OAB, o presidente Vital destacou alguns dos resultados alcançados e citou algumas vitórias recentes do CFM, como o aperfeiçoamento do modelo fiscalização da atividade médica feito pelos CRMs, que agora é informatizado; a criação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme); e a grande inserção que a autarquia tem conquistado em importantes fóruns Internacionais de debates sobre temas médicos e de saúde, nos Estados Unidos e na Europa.
“Nada se faz sozinho. É preciso sempre trabalhar em parceria”, lembrou Andrey Cavalcante, ao oferecer as plataformas de comunicação da OAB-Rondônia como canais para ampliar a divulgação dos dados e conclusões obtidos pelo CFM. Para Carlos Vital, isso é uma demonstração da boa relação vivenciada pela áreas da saúde e do direito no Brasil.

Participaram das reuniões os conselheiros do CFM: Mauro Ribeiro (1º vice-presidente); Jecé Brandão (2º vice-presidente); Henrique Batista e Silva (secretário-geral); Dalvélio Madruga (vice tesoureiro); e Luiz Antonio Accioly, conselheiro suplente por Rondônia. Pelo CRM do Estado, estiveram: o presidente eleito, Andrei Leonardo; Clayton Bach, presidente que deixa o cargo e assume a corregedoria; e a ex-presidente do Cremero, Maria Wanssa.