O problema de financiamento dos hospitais universitários será uma das demandas que os reitores das universidades federais levarão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma reunião marcada para o próximo dia 28. O ministro da Educação, Fernando Haddad, se reuniu hoje (18) com os membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para discutir a pauta. Segundo Haddad, o Ministério da Educação (MEC) está elaborando um diagnóstico sobre a situação dos hospitais universitários. As informações preliminares apontam que 70% das verbas vêm do orçamento do MEC e o restante é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O problema do financiamento dos hospitais universitários é antigo. A questão orçamentária dos hospitais universitários precisa ser reestruturada da mesma forma que fizemos com as universidades. Nós queremos repactuar com o Ministério da Saúde a sustentabilidade dos hospitais”, disse. A reunião dos reitores com o presidente é realizada uma vez por ano. Além dos problemas dos hospitais, a questão da autonomia na administração universitária será outro ponto a ser tratado no dia 28. (fonte: Agência Brasil – 18.05.09)