O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta, deverá ser ouvido pelo Ministério Público Estadual (MPE). A informação é do presidente do Conselho Regional de Medicina em Mato Grosso do Sul (CRM-MS), Sérgio Renato Couto. Segundo ele, Mandetta será convidado para participar de uma reunião com o MPE, onde deverá ser proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a fim de dar uma solução emergencial à situação de caos na Saúde pública. “Esperamos que seja firmado um TAC para garantir a criação dos leitos o quanto antes. Não podemos mais esperar meses para isso, pessoas estão morrendo”, afirmou. A reportagem tentou entrar em contato com o secretário, mas ele não atendeu as ligações e não respondeu aos recados deixados em sua caixa de mensagens. Caso o resultado da reunião não surta efeito, o CRM-MS e o Sindicato dos Médicos (Sinmed) estudam a possibilidade de uma Ação Civil Pública para obrigar a Prefeitura de Campo Grande e o governo estadual a custear vagas em “hospitais e clínicas particulares, até que seja normalizado o atendimento no sistema público de Saúde”. (fonte: jornal O Estado de Mato Grosso do Sul – 29.07.2008)