Na noite desta quarta-feira (16), a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/MS), Rosana Leite de Melo, participou de um ciclo de palestras voltadas para o aperfeiçoamento da mulher advogada. O evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA/MS), e Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) tem o objetivo de celebrar o mês da mulher.

Rosana Leite, que é mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e doutoranda em Bioética – UNB, abordou o tema: Autonomia da Mulher na Saúde e enfatizou questões como: planejamento familiar, aborto, violência contra a mulher, assistência as mulheres negras e população GLBTT, assistência ao pré natal e parto, e ressaltou: “Costumo falar para meus alunos, no dia em que a humanidade entender o real significado do respeito, não teremos mais que lutar por igualdade, seja em relação a gênero, cor, etnia, ou quaisquer outros”.

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, ressaltou ainda que é muito importante que os profissionais de saúde estejam capacitados para atender as mulheres vitimas de violência, “Já é difícil para ela procurar ajuda, por isso, é importante que tenha apoio psicológico e que seja atendida por profissionais bem capacitados”.

O evento contou ainda com palestras sobre Direitos Humanos da Mulher, ministrado pela procuradora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS), Jaceguara Dantas da Silva Passos e sobre o Empoderamento da Mulher, abordado pela procuradora Especial da Mulher na Câmara Municipal de Campo Grande, vereadora Carla Stephanini.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, declarou “Espero que em um futuro próximo não precisemos mais celebrar o dia da mulher, pois neste dia teremos alcançado a igualdade”.

Durante a cerimônia, a plateia foi agraciada com a apresentação musical Tereza Armanda e com uma apresentação teatral realizado pelo grupo Mulheres Livres. O evento, realizado na sede da OAB/MS, contou a presença de diversas autoridades e terá continuidade na próxima sexta feira 18 de março.

Veja as fotos