O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, destacou, durante a abertura da Assembleia Geral Ordinária da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel), a importância da educação para a formação do cidadão: “Temos na nossa região muitas identidades e desafios, conturbações e necessidade de afirmação da democracia. No Brasil, estamos em um processo de solidificação do processo democrático. Queremos uma nova cultura e mudança cultural é um processo de longo prazo que tem raízes no ensino fundamental”.

A afirmação foi feita durante a cerimônia de abertura do evento, que acontece de 23 a 25 de novembro, em Brasília (DF). Participam as principais entidades médicas e de integração da região latino-americana e do Caribe, além de representantes ibero-americanos (Portugal e Espanha) e mundiais como a Federação dos Conselhos Médicos Estaduais dos Estados Unidos e Associação Internacional de Autoridades Médicas Reguladoras (IAMRA), também sediada nos EUA.

Ruben Tucci, presidente da Confemel, destacou que o evento se consolida como uma tradição institucional entre os países-membros e ressaltou a integração europeia ao grupo, marcada pelo recente ingresso de Portugal e Espanha, e com potencial de incorporar novos membros como França e Itália.

Florentino Cardoso Filho, presidente da AMB, destacou a importância da integração regional. “O nosso continente sofre em alguns países agressões enormes nas áreas de saúde, medicina e vida do médico. Nosso objetivo é conversarmos, discutirmos e aprendermos com as experiências dos países, darmos os braços e enfrentarmos as adversidades”, disse.

Clique ao lado para acompanhar a transmissão ao vivo da Assembleia Geral Ordinária da Confemel.