Nesta quarta-feira (3), o Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu a visita da nova presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a ginecologista e obstetra Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos. Acompanhada por membros de sua equipe, ela foi recebida pelo presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, que também tem formação nas mesmas especialidades dela. Também participou da audiência a 1ª vice-presidente do CFM, Rosylane Rocha.
Durante o encontro, eles conversaram sobre os desafios que as duas instituições têm para garantir a valorização e o reconhecimento dos médicos no escopo da saúde pública e da saúde privada no País. Os dois presidentes demonstraram interesse em desenvolver ações conjuntas das entidades com foco nos profissionais, no fortalecimento da medicina e em benefício dos pacientes.
Investidura – Essa foi a primeira vez que a presidente Lúcia Maria esteve no CFM após a investidura em seu cargo na Fenam. Os novos diretores executivos da Federação Nacional dos Médicos tomaram posse no dia 1º de julho, em Brasília (DF). O grupo conduzirá os trabalhos da entidade até junho de 2027.
Na época, em seu discurso de posse, a presidente ressaltou a importância da escolha de uma médica como principal liderança da entidade, tendo como foco a união: “estaremos todos juntos, médicas e médicos brasileiros, para debater os assuntos pertinentes da categoria. Pensando coletivamente, teremos ganhos individuais para a saúde brasileira”, disse.
ABAIXO, Conheça o novo grupo dirigente da FENAM
Para o presidente do CFM, a posse de Lúcia é motivo de comemoração, pois demonstra o reconhecimento da sensibilidade e da força das mulheres como lideranças do movimento médico. “Mais do que salários, é imprescindível aos médicos melhores condições de trabalho. Espero que a nova Diretoria Executiva da Fenam, conduzida agora por uma médica, tenha sucesso nesta seara e possamos conquistar melhores cenários para o trabalho médico”, disse Gallo.
Vitória – O processo eleitoral da Fenam foi realizado no dia 27 de maio, em Natal (RN), tendo sido eleita a chapa Fenam Democrática. A nova presidente estará à frente do grupo numa primeira fase do mandato. O secretário de Finanças da Federação, Geraldo Ferreira, que assumirá a Presidência da entidade na fase seguinte, considerou a vitória legítima: “A Fenam é livre, democrática e representa os seus sindicatos e os médicos brasileiros. Esse é nosso propósito. Vamos em frente, acreditando na ética e liberdade”, finalizou.
DIRETORIA EXECUTIVA DA FENAM
Presidentes: Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos (mandato de 1° de julho de 2023 a 30 de junho de 2025) | Geraldo Ferreira Filho (mandato de 1° de julho de 2025 a 30 de junho de 2027);
Vice-presidente: Otto Fernando Moreira Baptista
1° Secretário-geral: Rita Virgínia Marques Ribeiro
Diretor de Finanças: Geraldo Ferreira Filho (mandato de 1° de julho de 2023 a 30 de junho de 2025) | Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos (mandato de 1° de julho de 2025 a 30 de junho de 2027);
Diretor de Assuntos Jurídicos:Marlonei Silveira dos Santos
Diretor de Comunicação: Sônia Maria dos Santos Carvalho
Diretor de Relações Institucionais e Sindicais: Jorge Sale Darze
Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: Adhemar Dias de Figueiredo Neto
Diretor de Relações Trabalhistas: Valdelucia de Pontes
Diretor de Benefícios e Previdência: Elói Guilherme Provinciali Moccellin
Diretor de Saúde Suplementar: Samuel Robson Moreira Rêgo
Diretor de Direitos Humanos: José Maria Arruda Pontes
Segundo Secretário Geral: Manoel Marques de Melo
Segundo Diretor de Finanças: Renato Soares Leal
Diretor Adjunto: Yuri Silva Serafim Machado
CONSELHO FISCAL TITULAR
Conselho Fiscal T1: Alberto Toshio Oba
Conselho Fiscal T2: José Roberto Crespo de Souza
Conselho Fiscal T3: Mauro Muniz Peralta, brasileiro
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Conselho Fiscal S1: Rogeni Roque Rodrigues
Conselho Fiscal S2: Maurício Henrique Soares Siqueira Marques
Conselho Fiscal S3: Arthur Brandão de Oliveira