Jorge Franco A Prefeitura de Campo Grande conclui dentro de um prazo de 20 dias a ação jurídica para a retomada do prédio que abrigava o albergue noturno, para transformá-lo em UPA Infantil (Unidade de Pronto Atendimento Infantil de Urgência). O procurador jurídico do município, Ernesto Borges Neto informou ao Midiamax que a Procuradoria Jurídica já está analisando os relatórios e laudos apresentados pela Semur (Secretaria Municipal de Controle Urbanístico), constatando que a declaração de utilidade pública federal da Associação das Abnegadas de Mato Grosso, entidade mantenedora do albergue, foi cassada por ato do presidente da República em 1994. Desde a cassação da declaração de utilidade pública que o prédio localizado na esquina da avenida Afonso Pena com a rua Visconde de Taunay, no bairro Amambaí (próximo ao Centro) está abandonado. Na ação jurídica para retomá-lo ao município, a Procuradoria Jurídica também anexou documentos constatando que o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da Associação das Abnegadas de Mato Grosso também apresenta pendências na Receita Federal. Além disso, constatou-se ainda que Associação das Abnegadas de Mato Grosso deve à Prefeitura de Campo Grande R$ 141.480,63 a título de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), conforme Extrato de Débito emitido pela Secretaria Municipal de Receita em 30 de março de 2007. Esta informação também consta do inquérito civil público instaurado em abril do ano passado na Promotoria de Justiça de Patrimônio Público e Social e das Fundações e que segundo a 30ª Promotoria de Justiça, está suspenso devido à substituição da promotora responsável. De acordo com o secretário municipal de Controle Urbanístico, Paulo Nahas, a Prefeitura, conforme a lei n° 512/1957 (alterada pela lei n° 567, de 18 de julho de 1958) autorizou a Associação a construir o prédio destinado a albergue noturno. O terreno foi doado à Prefeitura em 1947 por Amélio de Carvalho Baís e Alexandre Kalil Saad. UPA Infantil Os vereadores peemedebistas Paulo Siufi e Edil Albuquerque, ambos do PMDB apresentaram na última semana a proposição legislativa para a criação da UPA Infantil (Unidade de Pronto Atendimento Infantil de Urgência), no imóvel. Com a escassez de médicos pediatras na Rede Pública de Saúde em Campo Grande, os vereadores acreditam que o pronto-socorro infantil irá direcionar e melhorar o atendimento, centralizando nesta Unidade. A proposta ganhou força e com este intuito, o vereador Siufi convidou nesta quinta-feira (dia 11), na sessão ordinária da Câmara Municipa, o coordenador municipal de Urgência, José Eduardo Cury, médico pediatra formado há 33 anos que discorreu sobre a ausência dos profissionais nos agentes de saúde pública. “A criação da UPA Infantil foi um dos mais importantes na área da saúde este ano, posso dizer que a demanda de crianças vem aumentando e as Universidades não formam números suficientes de pediatras” ressaltou Cury, especificando que o município não conseguiu colocar pediatras em tempo integral nos Centros Regionais de Saúde. “Temos 60 pediatras no pronto atendimento infantil, sendo 40 do Centro de Atendimento Básico e 80 vagas para serem preenchidas no plantão”. Segundo José Eduardo Cury, centralizar e oferecer um atendimento de qualidade para crianças e adultos nas unidades pré-hospitalares 24 horass é o que há de mais moderno, citando como exemplo o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “O Projeto com o nome One Day (Um Dia) para observação de urgência, agiliza e diminui o encaminhamento para os hospitais, além do que o paciente terá num ciclo curto e rápido o seu atendimento. O funcionamento no prédio do antigo albergue noturno seria ideal para Campo Grande”, defendeu Cury. Para o vereador Paulo Siufi, o tema aflige a cidade principalmente por se tratar na área infantil. “As pessoas entendem que a demanda que vem do interior atrapalha a saúde e o atendimento, posto que os concursos, funcionários são para atender nossa cidade, infelizmente há a vinda de outros locais, reconhecemos as falhas, e vemos que temos que melhorar”, disse Paulo Siufi, justificando que os pediatras querem atender nos locais específicos e não mais nos prontos socorros e unidades. “O funcionamento da UPA Infantil no prédio do antigo albergue noturno melhoraria o atendimento direcionado”. José Eduardo Cury lembrou ainda que as dificuldades são maiores, mas a implantação deste projeto será o inicio de um trabalho com mais qualidade. (fonte: jornal online Midiamax News – 11.09.08)