A Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica se reuniu nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, para avaliar as sugestões feitas ao texto do novo Código e definir os encaminhamentos dos trabalhos da Comissão. Até o momento, foram recebidas 760 sugestões. Muitas delas já foram analisadas e serão encaminhadas para discussão na II Conferência Nacional de Ética Médica, prevista para novembro. A previsão é que elas contribuam para o anteprojeto do novo Código, documento com diretrizes básicas do projeto definitivo. A data limite para o envio das propostas é 31 de dezembro deste ano. Nesta sexta-feira (31/10), participaram do encontro representantes das Comissões Estaduais da Região Centro-Oeste, com presença de todos os Estados (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e Distrito Federal. Foi relatado o andamento do processo em âmbito estadual e as principais dificuldades encontradas. Serão promovidos eventos locais para reforçar a participação da sociedade no processo de revisão do Código de Ética Médica nos estados. Entre as próximas atividades da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica estão encontros com as Comissões Estaduais das Regiões Sul e Sudeste – dias 16 e 17 de novembro, em São Paulo – e com as Comissões Estaduais da Região Nordeste – dia 21 de novembro, em Recife (PE). A primeira conferência sobre a revisão do código aconteceu em 8 de outubro deste ano, em Brasília. Em junho de 2009, deve acontecer a terceira e última conferência, com caráter deliberativo, na qual o Código deverá ser aprovado. (fonte: CFM – 31.10.08)