Ainda na primeira semana de janeiro, representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) se reuniram em Brasília para traçar estratégias de atuação em 2014. As perspectivas para o ano que começa e uma retrospectiva do que aconteceu em 2013 são alguns dos assuntos tratados na edição 228 do Jornal Medicina, disponível para leitura online na plataforma de publicações do CFM.

A edição do periódico também traz uma entrevista com o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila, em que ele faz uma avaliação dos duros embates enfrentados pelos médicos nos últimos doze meses, reafirma a oposição do CFM ao programa Mais Médicos e exorta a classe médica a continuar mobilizada na defesa de uma Sistema Único de Saúde de qualidade, por justiça na relação entre médicos e operadoras de saúde e pela valorização da categoria. O presidente do CFM também faz um apelo pela união das entidades médicas. Mesma defesa é feita pelo presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira, em matéria publicada no jornal.

Matéria publicada no jornal mostra que 94,1% dos estrangeiros que fizeram o Revalida em 2013 foram reprovados, o que revela os perigos pelos quais estão passando os pacientes que atualmente estão sendo atendidos por médicos que não tiveram seus diplomas revalidados. Com o apoio do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), esta edição do Jornal Medicina traz uma série de entrevistas com médicos brasileiros que atuam na Itália, França, Canadá e Estados Unidos. Cada médico levou no mínimo dois anos para conseguir começar a atuar nesses países.
O descaso do governo federal com a epidemia das drogas está expresso na matéria sobre a baixa execução orçamentária do programa “Crack, é possível vencer”. Dos R$ 558,9 milhões previstos no orçamento federal em 2013, só foram executados R$ 166,6 milhões. Outra matéria que tem destaque nessa edição é o aumento de 31% no número de queixas contra planos de saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar. Os números reafirmam pesquisas feitas ano passado por entidades médicas, que também detectaram a insatisfação dos usuários.

Por fim, o Jornal Medicina faz uma homenagem ao ex-conselheiro Pablo Chacel, morto em dezembro do ano passado. Mais notícias podem ser acessadas aqui, na versão online do jornal, acessível no banner localizado no alto da notícia.