bioetica21 interna-224x300A Revista Bioética está de cara nova e a primeira edição de 2021 está disponível na plataforma eletrônica da produção científica do Conselho Federal de Medicina (CFM). O número recém divulgado apresenta o novo layout produzido para coroar as mudanças e os avanços alcançados pelo periódico.

A revista trimestral, com edições lançadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro, passou por mudança na equipe editorial e acaba de ser indexada à coleção Scopus, o que garante maior visibilidade e consolidação internacional.

“A modernização gráfica estava prevista para 2022, ano em que a publicação científica do CFM completa 30 anos. Mas resolvemos antecipar as modificações no design para marcar essa nova trajetória da revista.”, explica a editora geral da publicação, Tatiana Della Giustina, 2ª secretária do CFM.

Os editores pensaram em trazer a referência de Van Rensselaer Potter, um dos precursores da bioética, para remodelar o projeto gráfico com base na ideia de “uma ponte para o futuro”, um elo multidisciplinar para o conhecimento, assim como a bioética navega por várias áreas para oferecer compreensões. Por isso a capa apresenta uma pessoa caminhando sobre a ponte em busca do saber.

“Queríamos uma transição suave e mantivemos o homem vitruviano, agora na contracapa, para não retirar a identidade dele com a revista e demonstrar a passagem para um novo momento.”, acrescenta Tatiana.

Conteúdo – A nova edição do periódico traz 20 artigos sobre bioética e ética médica, muitos deles relacionados à “covid-19”, já que a pandemia continua a fazer parte da atualidade em que anseios, dúvidas e dilemas éticos se tornam cada vez mais evidentes.

No editorial, Tatiana Della Giustina faz um convite à reflexão sobre as grandes mudanças sociais, comportamentais, econômicas e institucionais em razão da grave pandemia de covid-19. Os artigos da nova publicação abordam assuntos variados como: Síndrome de Burnout em profissionais da saúde; Aspectos éticos da tomada de decisão na internação em terapia intensiva; Conflitos bioéticos sobre distanciamento social em tempos de pandemia; Publicidade médica em tempos de medicina em rede, dentre vários outros.

Acesso aberto – Publicada em português, inglês e espanhol, a produção científica é disponibilizada gratuitamente na página eletrônica revistabioetica.cfm.org.br. Além da possibilidade de leitura on-line, o periódico é distribuído aos conselhos federais de especialidades da área da saúde, conselhos regionais de medicina, associações médicas, bibliotecas públicas, cursos de bioética e médicos interessados que cadastrarem seu registro no banco de dados da Revista.

A publicação é a de nº 1, do volume 29. Acesse AQUI a nova edição.