Em seu discurso logo após ser empossado como novo presidente do CBC, Paulo Roberto Corsi lembrou que a campanha começou pela indicação de membros do Capítulo de São Paulo, com apoio de colegas de vários estados. “ Em nome desse grupo denominado inovação agradeço os colegas que nos apoiaram e nos elegeram. As principais metas do CBC sempre serão o desenvolvimento da cirurgia a formação e a educação continuada dos cirurgiões”.

A mesa  diretora da Sessão Solene do dia 15 de janeiro foi composta pelo presidente do CBC ( 2014/2015), TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho, o presidente eleito TCBC Paulo Roberto Corsi (2016/2017), o ECBC Guilherme Eurico Bastos Cunha, representando o Conselho Superior, o governador para o Brasil do American College of Surgeons e 1º vice-presidente do CBC, ECBC Savino Gasparini, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e vice-presidente do Setor II, TCBC Florentino de Araújo Cardoso Filho, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Pablo Vasquez, o diretor do  Sinmed-RJ, Rogério Barros e Oswaldo Luis Machado, representando o Ministério da Saúde.

Na cerimônia, o TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho fez uma retrospectiva das realizações de sua gestão, destacando as ações políticas em defesa do cirurgião e de toda a classe médica, o sucesso dos congressos regionais e do XXXI Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado em Curitiba, além da implementação de ações de modernização como a plataforma digital da Revista do CBC e o novo site da entidade.

– Quando nos propusemos a essa empreitada e tivemos êxito em uma disputa saudável, ética e respeitosa, trouxemos a proposta intitulada Modernização como sendo a bandeira que iríamos conduzir ao longo de dois anos de gestão. Nesse aspecto estavam contempladas várias ações em vários cenários que se nós pudéssemos resumir em uma única palavra seria convergência para os cirurgiões assumirem o seu papel de formuladores das políticas e ações necessárias à sociedade brasileira. O nosso Diretório manteve essa ideia nos múltiplos cenários em que atuamos.

Prêmio CBC 2015 –    A vice-presidente do Setor I do CBC, Adriana Daumas, lembrou em seu discurso de saudação ao ECBC João Bosco Lopes Botelho que o Prêmio CBC 2015 foi entregue a um colega Emérito do CBC que dedicou seus mais de 40 anos de cirurgia ao estado do Amazonas. “Professor João Bosco, como carinhosamente é conhecido, foi responsável pela criação do serviço cirurgia de otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial, não apenas na Universidade Federal do Amazonas, mas também na Universidade Estadual, no Hospital Adriano Jorge”, informou.

– É uma honra indescritível receber esse Prêmio – declarou o homenageado. Trabalhar em Manaus e fazer pesquisa na Floresta da Amazônica às vezes é complicado. Contudo a minha construção na cirurgia que transmito aos meus alunos da graduação, residência, do mestrado e doutorado ao longo de 40 anos é que o cirurgião é moldado na consciência do não. Não à morte, não à doença. Não tem hora, não tem tempo, não tem instituição. Nós nos moldamos às necessidades sociais. O rito da vida pode ser mudado pelo cirurgião. É essa a estrutura do não, embora a cirurgia esteja ligada ao sim da vida”, assim descreveu o ECBC em seu discurso ao receber o prêmio CBC.

O principal prêmio do CBC – Concedido ao cirurgião brasileiro, Membro Titular ou Emérito do CBC que, pelo acervo de atividades desempenhadas na sua vida profissional, tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia no Brasil. Em reunião conjunta, os Membros do Conselho Superior e do Diretório Nacional, após análises dos nomes propostos pelos Capítulos e o Núcleo Central, nos termos do Regulamento próprio, que constará de diploma e medalha, escolherão o vencedor, que receberá o prêmio na sessão solene de encerramento das atividades do ano. Os Capítulos só poderão enviar apenas 01 (hum) nome de cirurgião, que pertença ao seu Capítulo.

Uma das metas do novo diretório do CBC será ampliar seu papel na representação dos seus integrantes em parceria com a AMB e o CFM

As metas do novo Diretório anunciadas pelo novo Presidente – “Essa diretoria estará dedicada ao fortalecimento dos capítulos estaduais, através do apoio direto e a criação de um programa nacional de aperfeiçoamento do cirurgião. Será necessário expandir a utilização da Internet e das redes sociais para divulgação do conhecimento qualificado. Fontes confiáveis continuam sendo um fato limitante da atualização pela Internet, que acumula conceitos inadequados. Essas ferramentas, associadas a aplicativos específicos deverão apresentar um crescimento explosivo nos próximos anos. O CBC também ampliará o seu papel na representação dos seus integrantes em parceria com a AMB e Conselho Federal de Medicina (CFM). A internacionalização do CBC, a integração com outras sociedades de especialidade e o exercício da responsabilidade social serão aprimorados. Essa entidade tem trabalhado em prol dos médicos e da medicina em todas as esferas possíveis.  A instituição tem um histórico em defesa da saúde dos brasileiros sempre voltada para a adoção de políticas dignas e éticas”.