O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Academia Nacional de Medicina (ANM) organizam um evento inovador que promete enriquecer a compreensão da relação entre a medicina e a arte. O simpósio intitulado “A medicina como arte e o sentido da arte para a medicina” acontecerá no dia 12 de setembro, das 15h30 às 20h; e contará com uma programação diversificada, abordando como a arte pode influenciar e inspirar a prática médica. A inscrição é gratuita.

A coordenadora da Comissão de Humanidades Médicas do CFM, Helena Maria Carneiro Leão, expressa seu entusiasmo pelo simpósio: “este evento é uma oportunidade única para explorar e refletir sobre como a arte e a medicina podem se entrelaçar e enriquecer mutuamente. Acreditamos que, ao unir essas duas áreas, podemos oferecer novas perspectivas e inspirações para a prática médica. Convidamos todos a acompanhar o evento online e participar desta discussão fascinante sobre o papel da arte na medicina”.

O simpósio ocorrerá na sede da ANM, no Rio de Janeiro, mas os participantes poderão acompanhar as apresentações no modo online, pelo Zoom, podendo participar dessa importante discussão sobre a interseção entre arte e medicina. Para acompanhar remotamente não há necessidade de inscrições, basta acessar o link do evento a partir das 15h30 do dia 12 de setembro. Acesse o link  AQUI.

Já os interessados em participar do encontro presencialmente, na sede da Academia Nacional, deverão fazer a inscrição no site da ANM, AQUI. Neste caso, o prazo se encerra às 17h do dia 11, véspera do evento. O certificado de participação só será entregue a quem participar do evento presencialmente.

Programação – A abertura da atividade será realizada por Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina, que dará as boas-vindas aos participantes e destacará a importância da colaboração entre as duas áreas.  Helena Maria Carneiro Leão, coordenadora da Comissão de Humanidades Médicas do CFM, também contribuirá para a abertura, introduzindo o tema do simpósio e sua relevância.

A primeira palestra será apresentada pelo cardiologista Roberto Luiz d’Ávila, que explorará a trajetória da Comissão de Humanidades Médicas do CFM, discutindo seu papel na promoção da integração entre medicina e arte. Em seguida, o médico Péricles Brandão abordará a figura histórica de Lucas, evangelista, médico e artista, e como suas lições podem ser aplicadas aos desafios atuais na medicina. A sessão será moderada por Helena Leão, que promoverá um diálogo enriquecedor entre os participantes sobre o tema discutido.

Após a sessão de palestras, os participantes poderão acompanhar uma palestra do acadêmico Egídio Nardi, que falará sobre o uso de imagens em psiquiatria e como elas podem auxiliar no diagnóstico e tratamento de condições psiquiátricas. Já o acadêmico Henrique Batista e Silva seguirá com uma apresentação sobre o médico e acadêmico Parreiras Horta e seu amor pela arte, destacando como essa paixão influenciou sua prática e ensino.

O simpósio será encerrado com uma palestra do acadêmico Aníbal Gil Lopes, que discutirá a arte como uma fonte de inspiração para a medicina, oferecendo novas perspectivas para os profissionais da saúde. Os comentários finais serão conduzidos pela conselheira do CFM, Tatiana Bragança Della Giustina, que proporcionará uma plataforma para reflexões e discussões sobre as palestras e temas abordados durante o evento.

SIMPÓSIO – A Medicina como Arte e o Sentido da Arte para a Medicina

DATA: 12/09/2024

HORÁRIO: das 15h30 às 20h

LOCAL: Academia Nacional de Medicina (ANM), Rio de Janeiro

MODALIDADE ONLINE:

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

15h30 – Abertura

Eliete Bouskela – Presidente da Academia Nacional de Medicina

Helena Maria Carneiro Leão – Coordenadora da Comissão de Humanidades Médicas do CFM

15h40 – História da Comissão de Humanidades Médicas do CFM

Palestrante: Roberto Luiz d’Ávila

16h – Lucas, evangelista, médico e artista: lições para os tempos atuais

Palestrante: Péricles Vasconcelos Brandão de Almeida

16h40 – Comentários

Moderadora: Helena Leão

17h – Chá Acadêmico (ANM)

18h – PLENÁRIA (ANM)

18h15 – Imagens em Psiquiatria

Palestrante: Acadêmico Egídio Nardi

18h35 – O médico e acadêmico Parreiras Horta e seu amor à Arte

Palestrante: Acadêmico Henrique Batista e Silva.

18h55 – A arte como fonte de inspiração para a Medicina

Palestrante: Acadêmico Aníbal Gil Lopes

19h15 – Comentários

Moderadora: Tatiana Bragança Della Giustina