As semelhanças culturais e os dilemas comuns aos povos da América Latina com repercussões na assistência à saúde são o tema da Palavra do Presidente da edição nº 245 do Jornal Medicina. O artigo faz uma análise sobre as características históricas da população dos países da região e também “o pouco comprometimento do Estado com o custeio e o investimento na atenção à Saúde, como ocorre no Brasil”, aponta o texto escrito pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

De acordo com o presidente, os países latino-americanos têm como características comuns a má gestão e a corrupção, além da incapacidade de controle e avaliação, “incompetência que permeia as gestões governamentais”. Segundo ele, a conduta adotada pelos governos é o fator responsável pela “falta de insumos, medicamentos, equipamentos e infraestrutura física em postos e hospitais da rede pública”.

A íntegra da Palavra do Presidente Os desafios da medicina na América Latina está publicada na edição de junho do Jornal Medicina e pode ser acessada aqui.