Trinta e sete médicos receberam, no último dia 15 de janeiro, a carteira profissional com o registro no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), juntamente com um exemplar do Código de Ética Médica, e estão aptos ao exercício da Medicina. Durante o ato, realizado na sede do Conselho, o presidente da entidade, Antonio Carlos Bilo, ressaltou a importância da boa relação médico-paciente e da conduta pautada pela ética. “Vocês certamente vão encontrar inúmeras dificuldades, mas exerçam a profissão com zelo e não desanimem”, disse. “Cuidem do paciente, mas cuidem também da forma de atender e de trabalhar”, completou. O presidente afirmou que o CRM-MS está de portas abertas aos novos médicos para solucionar dúvidas e atuar em parceria com os profissionais, fiscalizando o exercício da profissão, mas também defendendo os direitos da categoria, como condições mínimas e adequadas de trabalho e remuneração condizente com a função. Também participaram da solenidade o vice-presidente do CRM-MS, Juberty Antônio de Souza, e o primeiro-tesoureiro, Luis Henrique Mascarenhas Moreira, além do segundo-tesoureiro, Gil Pacífico Tognini, que ministrou palestra sobre Ética Médica. Ele lembrou que a Medicina é uma profissão de meios, e não de resultados. “O código tem mais de 100 artigos, que vocês vão conhecendo ao longo da profissão, mas me atenho ao artigo segundo, que diz que o objetivo do médico é zelar pela saúde do ser humano, sem promessas de resultados”, explicou. Para Tognini, um dos pioneiros em Mato Grosso do Sul, o profissional deve empreender todos os esforços possíveis para garantir o atendimento necessário ao seu paciente. Lembrou ainda que os recém-formados devem contribuir com a comunidade que investiu na formação profissional deles. (fonte: CRM-MS – 16.01.09)