Os conselheiros federais eleitos para cumprir mandato no quinquênio 2009/2014 serão empossados no próximo dia 1º de outubro, em solenidade que começa às 20h, no auditório do Memorial JK, em Brasília. A solenidade tem a coordenação de Edson de Oliveira Andrade, que se despede da presidência do Conselho Federal de Medicina após dois mandatos sucessivos. A última gestão se destacou pelas inúmeras conquistas obtidas em prol da categoria, da medicina e da sociedade. Ousadia, persistência e espírito democrático foram os instrumentos que permitiram que o CFM mantivesse sua firme atuação em defesa dos direitos dos médicos e da sociedade. A luta permanente pela melhoria de remuneração dos médicos, pela regulamentação da profissão (ato médico), pela revisão da tabela de procedimentos do SUS, por um ensino de qualidade, e a defesa intransigente pelo SUS, são entre tantas outras bandeiras firmadas e conquistadas. Confira abaixo a relação de conselheiros efetivos e suplentes e seus estados: AC – Renato Moreira Fonseca (efetivo)/Luiz Carlos Beyruth Borges (suplente) AL – Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti / Alceu José Peixoto Pimentel AP – Maria das Graças Creão Salgado / Dílson Ferreira da Silva AM – Júlio Rufino Torres / Ademar Carlos Augusto BA – Jecé Freitas Brandão / Ceuci de Lima Xavier Nunes CE – José Albertino Souza / Lúcio Flávio Gonzaga Silva DF – José Antonio Ribeiro Filho / Elias Fernando Miziara ES – Celso Murad / Jailson Luiz Tótola GO – Cacilda Pedrosa de Oliveira / Aldair Novato Silva MA – Abdon José Murad Neto / Antônio de Pádua Silva Sousa MT – José Fernando Maia Vinagre / Alberto Carvalho de Almeida MS – Mauro Luiz de Britto Ribeiro / Ana Maria Vieira Rizzo MG – Hermann Alexandre Vicacqua von Tiesenhausen / Alexandre de Menezes Rodrigues PA – Antônio Gonçalves Pinheiro / Waldir Araújo Cardoso PB – Dalvélio de Paiva Madruga / Norberto José da Silva Neto PE – Carlos Vital Corrêa Lima / André Longo Araújo de Melo PR – Gerson Zafalon Martins / Lisete Rosa e Silva Benzoni PI – Luiz Nódgi Nogueira Filho / Wilton Mendes da Silva RJ – Aloísio Tibiriçá de Miranda / Makhoul Moussallem RN – Rubens dos Santos Silva / Jeancarlo Fernandes Cavalcante RS – Claudio Balduino Souto Frazen / Antônio Celso Koehler Ayub RO – José Hiran da Silva Gallo / Manuel Lopes Lamego RR – Paulo Ernesto Coelho de Oliveira / Mauro Shosuka Asato SC – Roberto Luiz d’Ávila / Marta Rinaldi Muller SP – Desiré Carlos Calegari / Renato Françoso Filho SE – Henrique Batista e Silva / Glória Tereza Lima Barreto Lopes TO – Frederico Henrique de Melo / Pedro Eduardo Nader Ferreira AMB – Edervard José de Araújo / Aldemir Humberto Soares (fonte: CFM – 21.09.09)