O novo presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), Mauro Luiz de Britto Ribeiro, tomou posse nesta quinta-feira, dia 30 de julho, em solenidade na sede da entidade em Campo Grande, e assumiu publicamente o compromisso de que a instituição terá uma atuação ainda mais efetiva no diálogo com a comunidade na busca para a solução dos problemas envolvendo a saúde pública. “O CRM/MS estará cada vez mais presente, caminhando junto com a sociedade”, ressaltou. Mauro Ribeiro elogiou o trabalho dos dois últimos presidentes do CRM/MS, Marcos Paulo Tiguman, de quem recebeu o cargo, e Lúcio Mário da Cruz Bulhões (que nesta última gestão ocupava a vice-presidência), lembrando que eles tiveram atuação decisiva para que a entidade deixasse de ter apenas uma atividade cartorial, aproximando o conselho da classe médica, interiorizando as ações da instituição e estreitando as relações com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a sociedade sul-mato-grossense. O novo presidente do CRM/MS assegurou ainda levar adiante o trabalho coordenado pelo CFM para a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e conseguir o máximo de assinaturas possível para respaldar o Conselho Federal na luta pela aprovação no Congresso Nacional da chamada Lei do Ato Médico. Já o ex-presidente do CRM/MS, Marcos Paulo Tiguman, agradeceu o apoio que teve na direção da entidade, lembrou que o período em que esteve na presidência foi um momento de muito aprendizado pessoal e recordou algumas das ações desenvolvidas em sua administração, como a ampliação da sede do Conselho em Campo Grande, que foi entregue oficialmente ontem, a realização do 10º Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina do Norte e Centro-Oeste, ano passado em Bonito e às homenagens a profissionais que dedicaram uma vida inteira à medicina, entre outras. Em contrapartida, o 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Antônio Gonçalves Pinheiro, reconheceu a importância do ex-presidente do CRM/MS para a categoria, dizendo que sua gestão foi marcada pela simplicidade e seriedade, além de ser um exemplo de dignidade para o exercício da medicina, e completou comentando que apenas pelo seu discurso na solenidade de posse, o novo presidente da entidade já dá mostras de que presidirá a instituição com muita sensibilidade e dedicação. Por outro lado, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, que também é médico, ressaltou a importância da atuação do CRM/MS para a sociedade sul-mato-grossense, e se colocou com mais um parceiro da entidade na busca pela resolução dos problemas da saúde publica na Capital. “Me vejam como um colega de profissão que está ocupando um cargo público, mas que pretende também colaborar”, comentou. Além de Mauro Ribeiro também foram empossados na nova diretoria do conselho: Sérgio Renato de Almeida Couto, como vice-presidente; Antônio Carlos Bilo, como 1º secretário; Juberty Antônio de Souza, como 2º secretário; Denise Aparecida de Almeida Tamazato, como 1º tesoureira e Nelson Tokei Shimabukuro, como 2º tesoureiro; Renato Lúcio Martins e Cláudia Emilia Lang, como corregedores; e Pedro Eurico Salgueiro, como ouvidor. O auditório do CRM/MS ficou lotado para a solenidade de posse do novo presidente da entidade, que foi acompanhada por várias autoridades, entre elas o presidente da Fundação Serviços de Saúde, Flávio Renato Rocha de Lima, o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (SinMed), João Batista Botelho Medeiros e o presidente da Unimed Campo Grande, Justiniano Vavas. Também estiveram presentes o 3º vice-presidente do CFM, Clóvis Francisco Constantino e a Secretária-Geral da autarquia, Lívia Barros Garção, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso (CRM/MT), Alberto Carvalho de Almeida, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Paulo César Geraldes, o diretor tesoureiro da entidade, Luís Fernando Soares Moraes, e o corregedor-adjunto do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Ruy Yukimatsu Tanigawa, entre outros. Ampliação – durante a solenidade foi entregue oficialmente a obra de ampliação da sede do CRM/MS, que foi executada com recursos doados pelo CFM. Foram construídos dois auditórios, saguão, sala de assessoria jurídica, Biblioteca, arquivo morto, almoxarifado e estacionamento, proporcionando mais tranqüilidade e conforto para que os funcionários possam atender a categoria, e propiciando condições para o local seja sede de eventos como seminários e palestras.