Com o apoio de 55% dos moradores de Mato Grosso do Sul, conforme pesquisa do Ibrape/Correio do Estado; a mudança do fuso horário está mais perto de se concretízar. No Senado Federal, o projeto de lei de autoria do senador Delcidio do Amaral (PT-MS), apresentado neste ano, está na pauta de votação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) desde o dia 8 de julho. Para o parlamentar, o apoio dos eleitores deverá aumentar à medida que a população conhecer os beneficios que a mudança causará no dia-a-dia dos cidadãos. De acordo com regimento do Congresso Nacional, o texto após ser apreciado na CAE vai para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, onde será apreciado em caráter terminativo, ou seja, sem necessidade de ir a plenário da Casa de Leis. O texto propõe que o fuso horário do Estado seja igualado ao de Brasília, o mesmo das regiões Sudeste e Sul, que têm estados que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, quando o Congresso Nacional retoma seus trabalhos após o recesso, a CAE deve aprovar o texto, que já tem parecer favorável do relator, o senador Geovani Borges (PMDBAP). Paralelo ao projeto de Amaral, tramita no Senado o projeto de lei do senador Valter Pereira (PMDB-MS), que convoca plebiscito para saber se a população sul-mato-grossense quer alterar o fuso horário. O texto, após aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, ainda não foi incluído na ordem do dia do Senado. Apoio Conforme pesquisa do ibrape, realizada entre os dias 7 e 13 deste mês, 55% defendem a mudança de fuso horário, enquanto 40% são contra. O maior percentual de favoráveis, de 77%, está na região do Bolsão, enquanto a do Pantanal (69%) reprova a alteração. “Não tenho dúvidas de que a margem de aceitação será ampliada; na medida em que dermos continuidade à discussão democrática que temos feito com diferentes setores da sociedade, para mostrar as vantagens que teremos no momento em que igualarmos a hora de nosso Estado com a de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, afirmou o petista. Delcídio ainda previu que com a mudança de fuso não haverá mais horário de verão em Mato Grosso do Sul. “Vamos adotar aqui a mesma sistemática dos estados do Nordeste, onde não vigora o horário de verão praticado no Rio de Ianeío e em São Paulo”, revelou, destacando que a economia de energia ocorrerá c mudança de fuso horário. (fonte: jornal Correio do Estado – 30.07.2008)