Está disponível no Portal Médico e no site da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) a edição de março do Boletim informativo da instituição. A publicação relata as discussões sobre medicina e saúde promovidas durante o IX Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) e II Congresso da Ordem dos Médicos de Mocambique (OrMM), na cidade de Maputo.

O encontro realizado na capital moçambicana em setembro de 2018 teve como tema Desafios profissionais para a medicina na era da globalização. A cerimônia de abertura foi presidida pela ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula, e contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, também presidente da CMLP; do presidente da OrMM, professor Eugénio Zacarias; presidente Associação Médica de Moçambique (AMM), Milton Tatia; e José Manuel Pavão, secretário permanente da CMLP. Participaram do Congresso os membros do Conselho Consultivo do Ministério da Saúde de Moçambique e dos conselhos diretivos da OrMM e da AMM e os bastonários de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, além de médicos e convidados nacionais e internacionais.

Recomendações – O boletim traz uma síntese dos principais debates ocorridos no IX Congresso da CMLP que trataram sobre três importantes temas: globalização e recursos humanos para a saúde em Moçambique, peso das doenças crónicas e peso das doenças negligenciadas, financiamento e sustentabilidade do sistema de saúde. Sobre esses pontos, os médicos da Comunidade de Língua Portuguesa aprovaram recomendações que nortearão as ações das instituições médicas lusófonas nos próximos anos.

Para saber mais sobre o encontro promovido na cidade de Maputo que envolveu médicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Venezuela, acesse aqui o Boletim informativo de maço de 2019 da CMLP.