Trabalhando para sensibilizar parlamentares sobre a importância da criação de uma carreira médica de Estado para atuação exclusiva no Sistema Único de Saúde (SUS), membros do Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniram-se com lideranças de partidos políticos na Câmara dos Deputados no mês de novembro e conquistaram apoios importantes. Esse é um dos temas de destaque do Jornal Medicina – edição 250, do mês de novembro de 2015.

Outros Projetos de Lei (PLs) que se referem a temas como a ampliação do acesso à mamografia, perícia médica e a obrigatoriedade do exame Revalida também avançaram no Congresso Nacional segundo os interesses da categoria médica e em benefício da sociedade brasileira.

O jornal, que já está disponível para leitura on line, traz ainda a divulgação do estudo Demografia Médica – realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com apoio do CFM e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) – com informações atualizadas sobre a distribuição e o perfil dos médicos brasileiros.

A suspensão, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), da abertura de novas vagas para os cursos de Medicina; a campanha do CFM e da Academia Brasileira de Neurologia, que alerta sobre os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC); e a cobertura dos fóruns de pediatria e de formação do médico emergencista são alguns dos temas também abordados pelo Jornal Medicina nº 250 (leia aqui).