Responsáveis por até 10% das internações hospitalares em todo o país e por quase metade dos procedimentos de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde, muitos dos 196 Hospitais Universitários e de ensino seguem com dificuldades financeiras e passam por uma crise que já interrompeu serviços e atendimentos ao longo dos últimos anos. Esse é o destaque da edição 253 do Jornal Medicina, que também mostra a crise acentuada no estado do Rio de Janeiro.

Em defesa do direito constitucional à Saúde, o Conselho Federal de Medicina (CFM) posiciona-se contra a corrupção e à instituição da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF). De acordo com o presidente Carlos Vital, “a CPMF não garante recursos para a saúde. O que falta ao país não são tributos; o que falta é planejamento na definição de prioridades e gestão eficaz do dinheiro público”.

A expressiva adesão ao Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), desenvolvido pelo CFM em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB); o fortalecimento da atuação do Conselho em fóruns no exterior, reforçando a importância do intercâmbio de tecnologias e experiências; debates no Senado Federal sobre doenças negligenciadas e perícia médica; e a recomendação da autarquia sobre o uso do Consentimento Livre e Esclarecido  também são alguns dos temas abordados no Jornal Medicina do mês de fevereiro.

O periódico traz ainda orientações do CFM e da AMB aos médicos sobre os requisitos mínimos para a contratualização com operadoras de planos de saúde. Os profissionais têm acesso a detalhes previstos na Lei 13.003/2014 em vigor, que estabeleceu a obrigatoriedade de contratos por escrito e detalhados, com responsabilidades específicas.

A edição nº 253 do Jornal Medicina está acessível na plataforma de publicações on-line do CFM. Clique aqui para conferir apublicação.