O jornal Medicina número 265 traz como destaque a prevenção à Síndrome de Burnout entre os médicos, que conquistou espaço prioritário na agenda do Conselho Federal de Medicina (CFM). O assunto foi debatido durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2017 e lançou luz sobre a gravidade desse problema – pesquisas mostram que 45,8% dos médicos relataram sintomas de esgotamento profissional em algum momento de suas carreiras.

A publicação apresenta ainda outros aspectos que expressam a situação preocupante da Medicina brasileira, como questões de ensino médico e de condições de trabalho. Levantamento do CFM mostra que as 14 escolas médicas autorizadas pelo MEC nos últimos 20 meses acentuaram a clássica concentração já verificada nas regiões Sul e Sudeste e o vazio de ensino no Norte (nenhuma destas foi instalada nessa região).

Além disso, as 4.152 ações de fiscalizações dos conselhos em 2016 evidenciaram lacunas graves que afetam as condições de trabalho adequadas para o exercício da medicina. Foram detectados problemas de acessibilidade, de esterilização, de falta de itens básicos de higiene e de falta de materiais básicos como termômetro, estetoscópio e esfigmomanômetro (para medir a pressão sanguínea).

Mas a categoria busca se fortalecer através da reflexão ética. O Encontro Latino-Americano sobre Dilemas Éticos Relativos ao Fim da Vida, que aconteceu no Brasil, é um exemplo. Foi a oportunidade de reunir mais de 150 expoentes latino-americanos da área médica, jurídica e acadêmica para discutir as implicações dos avanços técnico-científicos na prática médica, além da eutanásia e do suicídio assistido por médicos (procedimentos rejeitados pela WMA, a World Medical Association) e aspectos jurídicos e sociais relativos à atenção ao fim da vida. Na plenária do encontro, foi aprovada uma declaração de intenções que representa as reflexões realizadas nos dois dias do evento.

Confira detalhes sobre esses temas na edição 265 do jornal medicina, disponível para leitura online.

Acesse: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/?numero=265&edicao=3874