A Revista Bioética volume 23, nº 3, de 2015, está disponível no Portal Médico, página eletrônica do Conselho Federal de Medicina (CFM). A publicação traz 20 artigos com discussões sobre temas relevantes, como o uso de placebo em pesquisa clínica, eutanásia em crianças, morte encefálica, anencefalia e testamento vital. Além destes, artigos com temáticas complementares, relacionadas ao trans-humanismo e os limites da condição humana, também compõem o número de final de ano do periódico. O editor da Revista Bioética e 2º Secretário do CFM, conselheiro Sidnei Ferreira, destacou que a Revista Bioética, ao longo de sua existência, tem fomentado a reflexão ética sobre as práticas médicas, estimulando o estudo e a consciência sobre a moral que orienta a vida social e as práticas em saúde. “Dando prosseguimento à reflexão das temáticas mais frequentemente discutidas no campo da bioética, este número traz importante pro-dução científica brasileira e latino-americana. Com a publicação do terceiro volume de 2015, a editoria encerrou o ano com a periodicidade da revista em dia”, destacou o editor.

A Revista Bioética é uma publicação científica idealizada pelo CFM para fomentar a discussão multidisciplinar e plural de temas de bioética e ética médica, objetivando a formação acadêmica e o aperfeiçoamento constante dos profissionais de saúde. Sua linha editorial, bem como a composição e atuação do Conselho Editorial, são independentes e os autores são responsáveis pelas informações divulgadas nos artigos, que não expressam, necessariamente, a posição oficial do CFM. O periódico é distribuído gratuitamente às escolas médicas, universidades, sociedades de especialidades da área da saúde, conselhos regionais de medicina, bibliotecas públicas, cursos de bioética e médicos interessados que se cadastrarem em nosso banco de dados.  A revista estará disponível no site do CFM e também no site do Observatório de Bioética e Direito da Unesco, vinculado à Universidade de Barcelona.

A versão impressa e eletrônica desta edição foi distribuída neste mês de dezembro. Clique aqui para acessar a publicação.

Para entrar em contato com a editoria da revista, basta escrever para:   bioetica@portalmedico.org.br.