A Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, a Associação Médica de Mato Grosso do Sul, o Conselho Regional de Mato Grosso do Sul, o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, entidades médicas representativas do Estado de Mato Grosso do Sul frente à situação vivenciada hoje pelo mundo, e, preocupadas com a situação de nosso Estado, emitem a seguinte nota:

O mundo hoje vive sob o medo e a preocupação pela pandemia do COVID 19, que vem assolando o mundo e que tem sido expressos pelas milhares de pessoas infectadas e mortas em sua trajetória.

No Brasil o medo e a preocupação não são diferentes. O vírus já chegou ao mesmo tempo em que as notícias sempre atualizadas nos informam sobre a situação inicialmente da China, posteriormente da Itália, Espanha e mais recentemente os EEUUAA.

No Brasil a COVID 19, chegou de forma tímida pelo drástico controle das pessoas que voltavam das viagens ao exterior. Só que agora o contágio já é comunitário e a sua evolução é temida e esperada.

A intensidade e a dimensão desta epidemia dependem essencialmente das medidas de prevenção, proteção e a preparação em atender as pessoas infectadas.

Para isto é essencial as informações atualizadas de como é a situação mundial, bem como o estudo dos procedimentos e medidas adotadas pelos países que aprenderam a controlar e a minimizar os danos que tiveram, e que segurament4e também teremos.

Desta forma a Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, através de seus constituintes com amplo conhecimento e atuação médica considera que é essencial o conhecimento técnico aliado às medidas que visem a minimização dos prejuízos esperados.

A Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul exorta as autoridades constituídas a apoiarem e darem condições para que os conhecimentos técnicos possam ser da melhor forma possível realizem o seu papel, pois caso contrário os prejuízos seguramente serão muito mais intensos caso esta parceria não se realize.

Assim, temos a convicção de que o Ministério da Saúde e seus colaboradores, sua equipe está trilhando o melhor caminho no momento pelo que precisa ser reconhecido e apoiado.

A Academia de Medicina de Mato Grosso espera que a serenidade, a calma, o bom senso impere e que não sejam mediados por diferenças ideológicas, políticas e partidárias que determinem o futuro do Brasil.

Assim esperamos

Juberty Antonio de Souza