Uma homenagem póstuma a José Fernando Maia Vinagre, corregedor do Conselho Federal de Medicina (CFM), marcou a abertura do X Fórum de Ensino Médico, em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (30). Ele faleceu no último sábado (25), em consequência de uma apendicite, em Cuiabá (MT). Diante de um auditório cheio, coube ao presidente da autarquia, Carlos Vital, conduzir e lembrar a trajetória do conselheiro falecido.

“A partida abrupta do conselheiro Vinagre, ou Zé, como era chamado pelos mais próximos, deixou todos atônitos e carentes de tudo o que ele tão bem representava. Sua dedicação exemplar foi fundamental para o aperfeiçoamento da esfera judicante dos Conselhos de Medicina e para a formulação de novas normas para o ético exercício da profissão, como aconteceu na revisão do novo Código de Ética Médica, processo do qual ele foi coordenador-adjunto”, disse Vital.

Ele citou ainda a intensidade e paixão de José Fernando Maia Vinagre que “farão falta no CFM, onde deixou amigos e admiradores”. Finalmente, o presidente Carlos Vital, convidou os presentes a assistirem um vídeo curto, onde a trajetória do conselheiro foi mostrada por imagens e canções. “Trata-se de uma figura ímpar que virou sinônimo de saudades”, concluiu.