Os problemas relacionados à formação dos futuros médicos, a má qualidade das escolas em funcionamento, a abertura indiscriminada de novos cursos, as falhas nos processos de avaliação das instituições de ensino coordenados pelo Ministério da Educação e as perspectivas de êxito com o lançamento do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) estão entre os temas tratados em debate realizado no Programa Espaço Aberto com Alexandre Garcia, que será exibido nesta quarta-feira (01), pela Globonews.

Da conversa de 30 minutos, mediada pelo jornalista, participaram o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, e o secretário-executivo do MEC, Luis Cláudio Costa. O representante dos médicos destacou as críticas da categoria ao atual modelo formador e chamou a atenção para o desafio de empoderar a sociedade no processo de acreditação dos cursos por meio do Saeme.

O debate, que será exibido pela primeira vez no dia 1º, deverá ser reprisado outras quatro vezes nos próximos dias. Para conferir as datas e os horários, consulte a programação da Globonews.