Em audiência realizada na última sexta-feira (08), o Ministério Público do Trabalho considerou legal a greve dos médicos em Campo Grande. Representantes do SinMed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), da prefeitura e do MP estiveram presentes na reunião para que fosse decidido um acordo entre as partes, com o intuito de resolver o impasse entre prefeitura e a classe médica que entra hoje (09), para o quarto dia de greve.

“Esta é a primeira vez que o Ministério Público considerou legal uma greve em Campo Grande, e isso mostra que não estamos abusando dos nossos direitos, muito menos que estamos reivindicando algo que não é justo. Tivemos nossos salários reduzidos pela metade e nenhum índice de reajuste, seria insanidade continuar trabalhando nestas condições”, disse o presidente do Sinmed-MS, Valdir Shigueiro Siroma.

A audiência teve início às 15h e encerrou por volta das 22h, mas o resultado foi positivo e pode ser o primeiro passo para o fim da greve. Por hora ficou decidido que a prefeitura voltará a pagar as gratificações imediatamente e de contrapartida os médicos aumentam o efetivo de 30% para 50%, nos atendimentos de urgência e emergência.

A categoria pode também sair da condição de “Greve”, para “Estado de Greve”, onde todos voltam a trabalhar, mas ficam de sobreaviso que qualquer desacordo é retomada a paralisação. Na segunda-feira (10), haverá assembleia na sede do sindicato dos médicos para definir as novas diretrizes do movimento.

Fonte: Abaetê Comunicação