No discurso do ministro da saúde, Humberto Costa, foram destacadas a importância do CFM na saúde da população e a edição da Medida Provisória 203/04, que valida a composição do Conselho Federal de Medicina, formada por representantes de todos os estados do Brasil “o que garante uma representatividade ampla”, ressaltou o ministro. Segundo Humberto Costa, “o CFM extrapolou o seu papel inicial e se tornou uma entidade forte com larga influência na saúde da população e no destino da saúde do Brasil”. O ministro destacou que o Ministério da Saúde tem procurado estabelecer um diálogo franco e produtivo com os médicos. “Como mecanismo de interlocução, o MS tem procurado, com diálogo, traçar políticas capazes de responder às demandas da população e da categoria médica”, ressaltou Humberto Costa. A preocupação do governo com a formação profissional e a abertura de escolas médicas também foram destacadas pelo ministro da saúde. Humberto Costa garantiu, ainda, que o governo está atendo às reivindicações das entidades médicas em prol da implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.