A parte científica da comemoração dos 80 anos do CFM, realizada nesta quarta-feira (10), em Brasília, terminou com uma conferência da ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, que falou sobre o tema “Transformação dos sistemas de saúde”. “Depois da covid 19, muitas fragilidades apareceram, como o aumento dos pacientes oncológicos, que não foram rastreados durante a pandemia. Cabe a nós, como gestores da saúde, encontrarmos as melhores soluções”, afirmou.
Segundo a ministra, o Sistema Nacional de Saúde português enfrenta problemas causados por três motivos principais: aposentadoria dos profissionais de saúde, emigração de médicos para outros países europeus e para os Emirados Árabes e envelhecimento da população. Para resolver os gargalos, o atual governo lançou o Plano de Emergência e Transformação na Saúde (PETS), que permitiu a contratação de prestadores de serviços privados para o atendimento à população.
“A partir de metas e indicadores, estamos conseguindo identificar os pontos críticos e quantificar o que está sendo feito para melhorar a saúde dos portugueses”, explicou Ana Paula Martins. Ela afirmou que é preciso melhorar, por exemplo, o acesso a tratamentos oncológicos, mas que esse diagnóstico só foi possível depois do PETS. “Estamos abertos a ouvir críticas, mas ter um plano que precisa de melhorias, é melhor do que não ter plano algum”, afirmou.
A parte científica da comemoração dos 80 anos do CFM foi transmitida pelo canal do CFM no Youtube e a conferência da ministra da saúde portuguesa pode ser acessada AQUI.