Uma assembléia nesta quinta-feira, 03 de junho, às 20 horas reúne médicos no auditório do Conselho Regional de Medicina. Em pauta a implantação da Classificação Brasileira de Hierarquização de Procedimentos Médicos (CBHPM) e formas de esclarecer à sociedade o motivo das reivindicações. Mato Grosso do Sul tem quatro mil médicos, a maioria atende através das operadoras de plano de saúde e há mais de 10 anos não recebe reajuste, a tabela que é usada está em vigor desde 1992 sem qualquer revisão de honorários, sendo que, no mesmo período, os preços dos planos tiveram um reajuste médio de 200% para o usuário. Para corrigir as distorções, desde agosto do ano passado, após a publicação de uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) os médicos de todo o Brasil trabalham pela implantação da nova ordem de classificação. As negociações têm sido feitas com os grupos administradores dos planos de saúde e de acordo com a Agência Nacional de Saúde o contrato de prestação de serviços entre médicos e operadoras deve ser assinado até setembro, por isso o prazo de negociação deve ser encerrado no mesmo mês. Os valores foram estabelecidos com base no mês de julho de 2003 e apesar da inflação média de 5% neste período, eles não foram reajustados.