Para marcar a semana em que se comemora o Dia Internacional da Saúde – 7 de abril – o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), o Sindicato dos Médicos do Estado (SinMed-MS) e a secção estadual da Associação Médica Brasileira (AMB-MS) realizam na próxima semana uma campanha de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade inclui a publicação de nota nos jornais, distribuição de panfletos e cartazes e a realização de um ato público na Praça Ary Coelho, no dia 10 pela manhã, aonde também serão disponibilizados à população exames de tipagem sanguínea, medição da pressão arterial, poderá ser feita doação de sangue, entre outras ações. A decisão foi tomada em reunião com lideranças das três entidades, ocorrida no SinMed no dia 2 de abril, e tem como objetivo chamar a atenção do poder público e da sociedade para a grave situação em que se encontra a saúde pública no Estado e no País. Para os dirigentes, o respeito à população usuária do SUS só pode ser demonstrado na prática com o aumento de dotação orçamentária para o setor – nas esferas municipal, estadual e federal –, a aquisição de equipamentos e material de trabalho, a valorização da carreira médica, a formulação de um plano de cargos nacional e remuneração adequada à categoria, entre outras questões. Os presidentes do CRM-MS, Sérgio Renato de Almeida Couto, do SinMed, João Batista Botelho de Medeiros, e da AMB-MS, Eliana Patrícia S. Maldonado, todos presentes à reunião, deliberaram por contactar ainda esta semana os titulares das comissões de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande e da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para discutir a sua participação na campanha. Eles irão solicitar a cessão da tribuna nessas duas instituições durante a semana que vem para o pronunciamento de representantes das entidades médicas, além da presença dos parlamentares no ato do dia 10 de abril. (fonte: CRM-MS – 05.04.2008)