Para marcar a semana em que se comemora o Dia Internacional da Saúde – 7 de abril – o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), o Sindicato dos Médicos do Estado (SinMed-MS) e a secção estadual da Associação Médica Brasileira (AMB-MS) realizam nesta semana uma campanha de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade inclui publicação de nota nos jornais, distribuição de panfletos e cartazes e a realização de ato público na Praça Ary Coelho, na quinta-feira (10), das 8h às 12h. Durante o evento serão disponibilizados diversos serviços à população, como exame de tipagem sanguínea e aferição da pressão arterial. As ações têm como objetivo chamar a atenção do poder público e da sociedade para a grave situação em que se encontra a saúde pública no Estado e no País. Para os dirigentes, o respeito à população usuária do SUS só pode ser demonstrado na prática com o aumento de dotação orçamentária para o setor – nas esferas municipal, estadual e federal –, com aquisição de equipamentos e materiais de trabalho, valorização da carreira médica, formulação de um plano de cargos nacional e remuneração adequada à categoria, entre outras questões. Os presidentes do CRM-MS, Sérgio Renato de Almeida Couto, do SinMed, João Batista Botelho de Medeiros, e da AMB-MS, Eliana Patrícia S. Maldonado, estão convidando os titulares das comissões de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande e da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul para participar do ato público. (fonte: CRM-MS – 07.04.2008)