Os conselhos de medicina alertam os médicos brasileiros sobre tentativa de golpe que já dezenas de profissionais. Por meio de mensagens de WhatsApp, inscritos em CRMs são informados de que estariam com pendências financeiras com as autarquias e da oferta de uma possibilidade de pagamento. No entanto, avisam as entidades, essa abordagem é falsa: nem o CFM, nem os CRMs enviam boletos por meio de aplicativos de mensagens.

Como nas várias tentativas de golpes existentes, os estelionatários são convincentes. Em mensagem a qual o CFM teve acesso, percebe-se que o uso de elementos gráficos que remetem às mensagens da instituição, o que confunde os destinatários. Além disso, usam um texto amigável, focado no convencimento.

Bloqueio – A orientação do CFM e dos CRMs é de que o médico não responda as mensagens e bloqueie o número de telefone que fez contato. Caso o médico esteja dúvida se tem algum débito, deve acessar o site crmvirtual.cfm.org.br ou entrar em contato com o seu CRM.

O CFM já fez uma denúncia sobre esse tipo de abordagem à Polícia Federal e vários CRMs também acionaram as polícias civis de seus estados. O médico que foi contatado também pode fazer denunciar nas delegacias de sua cidade.