O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará, no dia 21 de junho, o I Fórum de Médicos de Fronteiras, na sede de sua autarquia, em Brasília (DF). O objetivo deste encontro é colocar em discussão as formas de trabalho e a migração médica nestas áreas.

A programação, trabalhada pela Comissão de Integração de Médicos de Fronteira do CFM, destaca os desafios da revalidação de diplomas e a formação na América Latina. Para o debate, são esperados representantes das Forças Armadas do Brasil, da Confederação Médica Latino-iberoamericana e do Caribe (Confemel), além de representantes da Venezuela, Bolívia e Santa Cruz.

Para a coordenadora da Comissão do CFM, Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, o evento será um norteador para a área. “Receberemos médicos que atuam nas fronteiras para contribuir e opinar sobre a realidade de seus trabalhos”, pontuou a conselheira.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para se inscrever os interessados devem preencher formulário específico, disponível no site de eventos do CFM CLIQUE AQUI

Programação preliminar:

Data: 21 de junho de 2016.
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Auditório do CFM

I Fórum de Médicos de Fronteiras do CFM

08h30 – Credenciamento

09h – Abertura
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do CFM
Mauro Luiz de Britto Ribeiro – Vice-Presidente do CFM
Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro – Coordenadora da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira

09h30 – 12h Mesa Redonda: Serviços de saúde na fronteira: situação atual e perspectivas.
Presidente: Dr. Fernando Weber da Silva Matos
Secretária: Dra. Maria das Graças Creão Salgado

09h30 – 10h Visão da Força Aérea Brasileira
Major Brigadeiro Médico Armando Celente Soares – Diretor de Saúde da Força Aérea Brasileira

10h – 10h30 Visão do Exército Brasileiro
General de Divisão Médico Túlio Fonseca Chebli – Diretor de Saúde do Exército Brasileiro

10h30 – 11h Visão da Marinha do Brasil
Vice-Almirante Médico Sérgio Pereira – Diretor de Saúde da Marinha do Brasil

11h – 12h Debate

12h – 13h30 Intervalo

13h30 – 17h Mesa Redonda: Migração de Médicos Brasil-Bolívia: desafios.
Presidente: Dr. Luiz Antonio Accioly
Secretário: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib

13h30 – 14h00 A visão da CONFEMEL sobre a migração médica
Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante – Membro da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira/CONFEMEL

14h00 – 15h30 Migração e Formação Médica na América Latina: situação atual.

14h – 14h30 Dr. Anibal Antonio Cruz Senzano – Vice-presidente CONFEMEL

14h30 – 15h Dr. Erwin Viruez Soleto – Presidente do Colegio Medico de Santa Cruz

15h – 15h30 Dr. Douglas Leon Natera – Presidente da Federación Medica Venezolana

15h30 – 16h30 MERCOSUL e Políticas de Saúde: uma visão do Parlamento