A Anvisa determinou a suspensão de qualquer propaganda, direcionada ao público leigo, do medicamento Vivanza (cloridrato de vardenafila), indicado para disfunção erétil. O produto estava sendo anunciado indiretamente por meio de uma publicidade do laboratório Medley. O anúncio trazia um endereço eletrônico onde o leitor poderia ter acesso às informações sobre o Vivanza. Apesar da indicação de que as informações eram restritas a profissionais de saúde, a propaganda do Vivanza estava à disposição de qualquer pessoa, já que é possível acessá-la com qualquer nome e número no campo de registro no CRM/CRF/CRO. Tal estratégia de marketing se materializa como instrumento de publicidade e está sujeita aos termos da legislação sanitária vigente. O anúncio fere o artigo 58 da lei 6360/76, que determina que a propaganda de medicamentos sujeitos à prescrição médica só pode ser dirigida aos profissionais de saúde habilitados a prescrever e dispensar medicamentos. É importante ressaltar que esse tipo de publicidade pode induzir ao uso recreativo do medicamento, por pessoas que não necessitem do tratamento. Apenas o médico é capaz de avaliar a relação de risco-benefício da administração de cada fármaco em cada paciente. Redução de gordura Também está suspensa qualquer publicidade da substância Desoxicolato de Sódio, na forma injetável, com fins estéticos. Tem sido divulgado o uso da substância como um meio de redução da gordura localizada, mas não há estudos que comprovem a segurança e a eficácia do Desoxicolato de Sódio para esses casos. Saiba mais sobre o Desoxicolato de Sódio.

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