marceloqueiroga1O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Marcelo Queiroga, e a presidente da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib), Suzana Lobo, participam no próximo dia 30 de março (terça-feira) de reunião no Conselho Federal de Medicina (CFM) para tratar de temas de interesse das duas especialidades. A intenção é discutir mecanismos que possam contribuir para qualificação dos profissionais e o aperfeiçoamento da assistência aos pacientes, em especial daqueles que dependem de cuidados em leitos de UTI.

Do encontro também devem participar os conselheiros federais Mauro Luiz de Britto Ribeiro e Donizetti Giamberardino, respectivamente presidente e 1º vice-presidente do CFM. Marcelo Queiroga disse estar motivado com os desdobramentos possíveis dessa reunião em vista do impacto que podem causar sobre a saúde pública brasileira.

Diálogo – “É importante discutir com o CFM e seus representantes pauta de tamanha importância. Trata-se de um espaço de diálogo, fundamental, para mudanças positivas para o atendimento da população”, disse. Na avaliação do presidente da SBC, os resultados podem ter impacto, inclusive, nos fluxos assistenciais relacionados aos pacientes de covid-19. Marcelo Queiroga, reconhecido pelo trabalho realizado no âmbito da Sociedade Brasileira de Cardiologia, assumiu o comando da entidade para o biênio 2020-2021.

À frente da instituição tem pautado suas ações em favor de buscar novas tecnologias e soluções econômicas para contribuir com a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sou a favor de medidas que visem a dignidade do trabalho médico e, sobretudo, a segurança e a qualidade da assistência aos pacientes”.

Formado pela Universidade Federal da Paraíba, é responsável pelo Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB). Marcelo Queiroga tem tido atuação destacada na Associação Médica Brasileira (AMB) e membro eleito do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).