Única instituição acreditadora de faculdades de medicina no Brasil, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do CFM (Saeme/CFM) vai entregar o certificado a mais onze escolas médicas no próximo dia 10 de julho. Receberão a certificação, faculdades de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Ceará. Com isso, serão mais 59 faculdades de medicina brasileiras acreditadas. Para obter o certificado, a universidade se inscreve gratuitamente e é avaliada por uma equipe técnica do Saeme/CFM.
A entrega do certificado faz parte da programação do I Encontro de Escolas Acreditadas do Saeme/CFM, a ser realizado no dia 10 de julho, das 8h às 18h, na sede do CFM, em Brasília, que terá como tema, “Formando uma rede de boas práticas educacionais”.
Durante o evento, também será realizada uma conferência sobre a acreditação de escolas médicas no Brasil e no mundo, seguida de uma mesa redonda em que representantes das escolas médicas já acreditadas pelo Saeme/CFM vão compartilhar experiências e iniciativas de sucesso, mostrando como a acreditação melhorou o ensino. No horário da tarde, os participantes vão se reunir em grupos de trabalho para debater o aprimoramento dos instrumentos e do processo de acreditação.
Funcionamento – Criado em 2016, o Saeme/CFM é custeada integralmente pelo CFM, sendo totalmente gratuito para as universidades. A faculdade portadora do certificado recebe um selo de qualidade, também reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME), entidade internacional que congrega instituições acreditadoras de escolas médicas no mundo e que no Brasil só certificou o Saeme/CFM.
Ao manter o Saeme, o CFM dá uma importante contribuição para melhorar a qualidade do ensino de medicina no Brasil, já que são examinados aspectos cruciais, como o contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente, além do ambiente educacional. O certificado tem validade de seis anos, o que incentiva as instituições acreditadas a manter a qualidade elevada.
O coordenador do Saeme/CFM, conselheiro federal Donizetti Giamberardino, esclarece que o Saeme/CFM é um importante indicador sobre a qualidade da escola médica e aconselha os pais e estudantes a procurarem escolas médicas que tenham sido acreditadas pelo CFM.
O processo de avaliação não é classificatório. Ou seja, não há um ranking dos melhores ou piores, mas há uma avaliação se a escola atingiu os conceitos de suficiente ou insuficiente nos aspectos analisados. Esse enfoque permite a identificação das áreas que atendem aos padrões esperados, mas também das que demandam melhorias.
Inicialmente, as escolas preenchem um questionário online sobre gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. Posteriormente, uma equipe técnica analisa esses dados. Em uma fase subsequente, uma equipe composta por quatro avaliadores, incluindo um representante discente, realiza uma visita presencial ao curso.
Após a visita presencial, é apresentado um relatório para a instituição de ensino, incluindo o parecer final da avaliação. Esse ciclo de avaliação e feedback contribui para o contínuo aprimoramento dos cursos de medicina, garantindo padrões elevados de qualidade no ensino.
Os cursos são categorizados em três grupos: Acreditado, Acreditado com Ressalvas e Não Acreditado. Essa classificação reconhece as instituições que atendem aos padrões estabelecidos, as que têm áreas de excelência e as que precisam de aprimoramento.
“O Saeme/CFM não apenas atesta a qualidade das escolas médicas, mas também impulsiona um movimento de melhoria constante, garantindo que os futuros médicos brasileiros estejam preparados para enfrentar os desafios complexos da prática médica” frisa o presidente do CFM, José Hiran Gallo.
Escolas que receberão o certificado de acreditação Saeme/CFM
Clique AQUI e saiba quais as faculdades de medicina acreditadas anteriormente.