Um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi tema de reportagem especial na edição deste domingo (15/5) no Fantástico, programa dominical da TV Globo. Os dados compilados pela autarquia mostram que somente 14% das cidades brasileiras contam com UTIs.

A matéria do Fantástico deu destaque a hospitais com alas vermelhas superlotadas, repletas de pacientes improvisadamente entubados e à espera de infraestrutura apropriada para cuidados mais intensivos. Um dos pontos abordados pela reportagem, com base no estudo do CFM, foi o desequilíbrio na oferta de vagas entre os setores público e privado: o SUS conta com 2,5 leitos para cada 10 mil habitantes, enquanto no sistema particular este número é de 6 para cada 10 mil habitantes.

O levantamento do CFM também chama a atenção para a distribuição geográfica dos leitos. Só o Sudeste concentra 22.200 (54%) das unidades de terapia intensiva de todo o País; 47% do total de leitos públicos e 61% dos privados. Já o Norte tem a menor proporção: apenas 2.058 (5%) de todos os leitos; 5,7% dos leitos públicos e 4,4% dos privados.