Simultaneamente aos quatro Congressos científicos da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), que acontecem de 27 a 31 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, a WOFAPS (World Federation of Associations of Pediatric Surgeons), realizará mais uma edição do World Annual Meeting, encontro mais importante do calendário de sua diretoria. O objetivo é discutir os avanços e perspectivas da especialidade em todo o planeta.

O Maksoud sediará quatro eventos do Jubileu de Ouro da CIPE – XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, XVII de Urologia Pediátrica, IV de Cirurgia Pediátrica Videoassistida, a IV Jornada Brasileira de Transplante de Órgãos em Pediatria, além do VI Congresso Ibero Americano de Cirurgia Pediátrica.

Estão confirmadas as presenças de renomados professores internacionais, como os drs. Devendra Gupta (Índia), presidente da WOFAPS, Richard Azizkhan (EUA), ex-presidente da WOFAPS, Arnold Coran (EUA), Prem Puri (Irlanda), Sameh Shehata (Egito), Jean Michel Guy (França), Ralph Cohen (Austrália), George Holcomb (EUA), José Boix Ochoa (Espanha), Alastair Millar (África do Sul), Marshall Schwartz (EUA) e Takeshi Miyano (Japão).

“Além de participar dos Congressos, este grupo, que representa a nata da cirurgia pediátrica no mundo, prmoverá uma confraternização celebrando os 40 anos da WOFAPS”, destaca o dr. José Roberto de Souza Baratella, presidente da CIPE.

Um ponto particularmente digno de registro é que os principais trabalhos aprovados pelas comissões julgadoras do Jubileu de Ouro serão enviados para apreciação e eventual publicação na revista Pediatric Surgery International, reconhecida internacionalmente como uma das referências em publicação da especialidade.

A premiação Life Time Achievemente Award, outorgada aos destaques na carreira médica da área, terá um brasileiro laureado, além de outros três nomes internacionais. A CIPE mantém o nome em sigilo para surpresa do agraciado.

“Para ter uma ideia da grandeza do título, o único brasileiro a ser congraçado foi o prof. José Pinus, um dos idealizadores da WOFAPS, durante o Encontro Mundial Anual de Área da WOFAPS, em 2012, em Cartagena de Indias (Colômbia)”, comenta dr. Baratella.

Conheça um pouco do histórico dos convidados internacionais:

Devendra Gupta

Presidente da WOFAPS, também professor e Chefe do Departamento de Cirurgia Pediátrica do Instituto Indiano de Ciências Médicas (AIIMS), em Nova Déli, vice-reitor da King George’s Medical University, foi presidente da Associação Indiana de Cirurgia Pediátrica e da Associação de Cirurgia Pediátrica dos países da SAARC (Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional) – que, aliás, foi fundador.

Richard Azizkhan

Cirurgião -chefe do Hospital Centro Médico Infantil de Cincinnati, professor de cirurgia e pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Cincinnati. Presidiu a Academia Americana de Pediatria Cirúrgica e a WOFAPS.

Arnold Coran

Professor Emérito de Cirurgia da Universidade de Michigan (EUA), membro de diversas organizações nacionais e internacionais, incluindo a Academia Americana de Cirurgia Pediatria e Colégio Americano de Cirurgiões.

Prem Puri

Professor de Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina e Ciências Médicas UCD, em Dublin, Irlanda, editor-chefe da Pediatric Surgery International e também participa do Conselho Editorial de várias outras revistas, assim como membro do Conselho de Pesquisa em Saúde da Irlanda.

Sameh Shehata

Professor de Cirurgia Pediátrica da Universidade de Alexandria, Egito, representante da WOFAPS no Oriente Médio, secretário geral da Associação Egípcia de Cirurgia Pediátrica (EPSA).

Jean Michel Guy

Chefe da Cirurgia Pediátrica do Hospital Timone, em Marselha, França. Ex-presidente da Sociedade Francesa de Cirurgia Pediátrica (SFCP) e atual presidente da Associação Europeia de Cirurgia Pediátrica (EUPSA).

Ralph Cohen

Chefe do Departamento de Cirurgia do Hospital Infantil em Westmead, Sydney, Austrália, professor clínico de Cirurgia Pediátrica. Membro do Comitê Executivo da WOFAPS e ex-Presidente da Associação de Cirurgia Pediátrica do Pacífico.

George Holcomb

Diretor do Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva The Katharine B. Richardson e cirurgião pediátrico do Hospital de Clínicas Infantil Mercy e da Clínica Infantil Mercy South, em Kansas City (EUA).

José Boix Ochoa

Secretário Geral da WOFAPS, Consultor Internacional em Cirurgia Pediátrica na Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF e Conselho de Organizações Internacionais de Ciências Médicas (CIOMS)

Alastair Millar

Professor Emérito de Cirurgia Pediátrica da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, e do Hospital Infantil da Cruz Vermelha.

Marshall Schwartz

Cirurgião afiliado a vários hospitais da região da Filadélfia (EUA, incluindo o Hospital da Universidade de Hahnemann e do Hospital Infantil St. Christopher.

Takeshi Miyano

Professor Emérito do Departamento de Cirurgia Pediátrica e Urogenital da Universidade de Juntendo, em Tóquio, Japão.

Mais informações, Sandra, CIPE – Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica

Depto. de Cirurgia Pediátrica da Associação Médica Brasileira
Rua Cardeal Arcoverde, 1745 – cj. 123 | Pinheiros
CEP 05407-002 | São Paulo (SP)